Powered By Blogger

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Débora (Juízes 4-5) - Parte 2


Continuando a ministração vamos para 2º parte.

Débora era uma mulher casada "E Débora, mulher profetisa, mulher de Lapidote, julgada a Israel naquele tempo." ( Juízes 4:4)
Ela tinha uma liderança sobre ela. E ela era submissa pois esse era e continua sendo o costume das mulheres de Deus.
Efésios 5:22 "Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor."
Colossenses 3:18 "Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos, como convém no Senhor."
Tito 2:5 "A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada."
1 Pedro 3:1 "Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra;"

Débora era mulher, profetisa e esposa. Ela é um referencial pra nós. E com certeza ela era uma mulher submissa pois alcançou uma posição de autoridade na sua comunidade.

Provérbios 31:23 diz  que o marido também é honrado quando sua própria mulher o honra. Se a própria mulher fala mal dele, o desrespeita na frente dos filhos (Tá chorando porque seu pai prometeu e não cumpriu né?!), na frente dos parentes (Eu disse a ele que não ia dar certo!), a esposa é a primeira  a humilhar e ressaltar seus defeitos ( Eu te disse que não ia dar certo!) você mesmo vai destruindo a honra e a dignidade do seu marido. Se você não tem nada de bom para falar, não fale nada! Mais não fale mal dele.
Muitos casais começam com um dueto e termina com um duelo, com competição de quem tem mais razão e não conseguem a chegar em uma harmonia, onde os dois resolvem tudo juntos. Débora, com certeza, era uma mulher auxiliadora do marido como a Palavra diz que devemos ser, não menores, mais ao lado formada da costela, osso do lado do peito cheia de importância e valor próprio. Os maior título que lemos de Débora não é que era profetisa, mais sim mulher de Lapidote, pois ela fez seu casamento uma alavanca para alcançar sonhos e propósitos eternos. Não tenha medo do casamento, mais tenha cautela para escolher seu esposo e deixar ser escolhida.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Débora (Juízes 4-5) - parte 1


Assistindo a ministração de Ana Paula Valadão sobre Débora, alegrou muito meu coração porque Débora é um referencial para seguir-mos. Adiante mostrarei a primeira parte de algumas anotações que fiz sobre essa ministração. Sejam edificadas!

Débora era uma mulher profetisa (Juízes 4:4). Ser profetisa significa que Débora era uma mulher de Deus, que tinha intimidade com Deus, conhecia a voz de Deus, ouvia a Deus e abria a boca para transmitir os recados de Deus. 

1Coríntios 10:12 diz que a profecia é um dom do Espírito Santo, então entendemos que Débora era cheia do Espírito Santo! E você pode pensar que talvez Débora era uma mulher diferente de nós por o nome dela estar na Bíblia , mas a Bíblia fala de pessoas como nós, assim como diz em Tiago 5:17 Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e , orando, pediu que não chovesse e , por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra. Isso quer dizer que você também pode ser uma mulher cheia do Espírito Santo! Como podemos ser cheias do Espírito Santo? Como podemos nos relacionar com Deus, não com cultos vazios e cheios de religiosidade, mas sim com um relacionamento íntimo, tendo ouvidos atentos à Sua voz?
Muitas vezes durante nossas atividades diárias, vem a sua lembrança alguém e você começa a orar por ela, em algumas vezes algum versículo ou mensagem e a pessoa em quem você penou te liga ou te manda uma mensagem dizendo que estava precisando, aí você entende que era o Senhor te incomodando para orar pela vida de alguém que está precisando nesse exato momento. Você pode conhecer a voz de Deus! Ele quer falar muito com você!

Está escrito em:
1 Coríntios 14:01 "Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar."
1 Coríntios 14:31 "Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados."
1 Coríntios 14:39 "Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar, e não proibais falar línguas."
Efésios 5:18:22 "E não vos embriagues com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo; Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus. Vós mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor."

Quer ser cheia do Espírito Santo? Cante louvores a Deus, mesmo em alguma situação difícil, ou lugar.
Quer ser cheia do Espírito Santo? Seja grata em tudo a Deus.
Quer ser cheia do Espírito Santo? Sujeite-se ao seu próprio marido ( casadas); Sujeitem-se aos seus pais ( solteiras).